Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/133
Título: Proposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolares
Autor(es): Lima, Adailson Soares de
Palavras-chave: Recurso didático
Ensino Público
Espaços botânicos
Data do documento: 1-Out-2020
Citação: LIMA, Adailson Soares de. Proposta de sequências didáticas interdisciplinares em e-book, com foco no uso de áreas verdes escolares. 71fs.Dissertação( Mestrado em Biologia). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020.
Resumo: Recurso didático em forma de E-book pode ser uma ótima ferramenta para o professor trabalhar alguns conteúdos em sala de aula. Quanto à Biologia, podem ser explorados os conteúdos de Botânica, que é prejudicada muitas vezes não somente pela falta de estímulo em observar e interagir com as plantas, como também pela falta de equipamentos, métodos e tecnologias que possam ajudar no processo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral, apresentar possibilidades de sequências didáticas interdisciplinares que podem ser executadas em áreas verdes escolares, tendo o professor de Biologia como articulador nesse processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, que ao trabalhar as sequências, os alunos consigam aplicar os conhecimentos específicos de cada disciplina. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa, na cidade de Mossoró-RN, onde foram aplicados questionários com alunos da terceira série do ensino médio, professores de diversas áreas, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Antes dessa aplicação, tentou-se sensibilizar os sujeitos da pesquisa com discussões pertinentes, enfatizando algumas práticas que poderiam ser desenvolvidas nos espaços verdes. A partir da análise dos questionários, foi desenvolvido um E-book com nove sugestões de sequências didáticas interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de Biologia, Matemática, Geografia, Artes, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física e Química, como também, sugestões para trabalhar com as merendeiras e com a educação inclusiva. No E-book também foi inserido um jogo intitulado de Quiz botânico, composto por vinte e uma questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que a escola necessita de mais projetos voltados à prática ambiental, de valorização dos seus espaços, de cuidados com o descarte do lixo orgânico, bem como projetos interdisciplinares que envolvam maior número de professores. Dessa forma, a proposta de utilizar as áreas verdes passa a ser um recurso que possibilita a realização de aulas práticas na escola, um ponto preocupante na visão dos alunos. E a utilização do E-book pode ser uma nova ferramenta educacional, pois é um recurso digital de fácil envio por meio de dispositivos móveis, aplicativos e e-mails. E ainda poderá ajudar aos professores quanto a elaboração e execução das práticas e projetos junto aos alunos para que eles sejam os sujeitos da sua própria aprendizagem.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/133
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCM - ADAILSON SOARES DE LIMA.pdfDissertação de Mestrado Profissional2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.