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Título: DESGASTE DE PEÇAS METÁLICAS EM MOTORES ALIMENTADOS POR BIODIESEL OBTIDO POR MEIO DE ÓLEO RESIDUAL
Autor(es): Andrade, Caio Mendonça de
Palavras-chave: Biodiesel
Diesel mineral
Lubrificação
Ensaio tribológico
Desgaste
Data do documento: 2023
Citação: ANDRADE, Caio Mendonça de. Desgaste de peças metálicas em motores alimentados por biodiesel obtido a partir de óleo residual. Natal: 2023. 63 p. Monografia (Bacharel) UERN, Faculdade de Ciência e Tecnologia.
Resumo: O biodiesel é um combustível renovável, biodegradável e mais sustentável que o diesel mineral, feito a partir de óleos vegetais e gorduras animais por meio da reação de transesterificação com álcool. O diesel mineral é um produto inflamável obtido a partir do petróleo bruto, sendo utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão. É o combustível mais utilizado no Brasil. O objetivo deste trabalho foi analisar o desgaste de um aço por meio de ensaios mecânicos realizados em um equipamento tribômetro HFRR (High Frequency Reciprocating Rig) com a presença do biodiesel de óleo de fritura. Para este trabalho, utilizou a pesquisa experimental para desenvolver um estudo sobre a resistência ao desgaste de materiais de aço quando submetidos ao biodiesel e diesel. As amostras de biodiesel foram preparadas em triplicatas e as peças de aço foram preparadas por usinagem e polimento para avaliação da lubricidade do biodiesel no aparelho HFRR. Os ensaios de desgaste foram realizados no aparelho tribômetro HFRR, monitorando parâmetros como carga, velocidade de deslizamento, distância de deslizamento e temperatura, coeficiente de atrito e formação de filme. Foram adotados parâmetros específicos para o ensaio de desgaste disco-esfera, como temperatura do fluido, volume do fluido, comprimento do curso, frequência de oscilação, umidade relativa, carga aplicada, duração do ensaio, número de ciclos, velocidade e distância de deslizamento total. O conhecimento sobre o desgaste nas peças de um motor é crucial tanto no ramo profissional da manutenção como da engenharia, pois o desgaste mecânico nos elementos que compõem as máquinas é o fator principal quando se fala de perda de desempenho e rendimento, além de impactar economicamente de forma direta e indireta. Os resultados apresentados foram obtidos a partir de cinco ensaios realizados com a amostra de B100 do biodiesel obtido a partir do óleo de fritura, analisado na bancada do HFRR. Houve uma dispersão dos valores apresentados para a mesma amostra, assim como as características de desgaste cada par tribológico esfera-disco. O coeficiente de atrito e o desgaste estão relacionados, e o biodiesel (B100) pode não ter sido eficaz na redução do atrito e desgaste. Fatores como pressão, carga e armazenamento afetam o desgaste das esferas em ensaios tribológicos, e as diferenças nos resultados estão relacionadas a diferentes condições experimentais. Portanto, eles foram muito importantes para avaliar o desempenho e a durabilidade dos materiais.
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