Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/1284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Laís Dourado | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T18:40:46Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T18:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Laís Dourado; CRUZ, Josilene Silva da . Formação continuada de professores do ensino religioso: reflexão acerca da parceria sme-natal e a uern. Natal: 2023. 24 p. Monografia (Licenciado) UERN, Faculdade de Ciências da Religião. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1284 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta como tema a formação continuada (FC) em ensino religioso (ER), focando no atual cenário do contexto potiguar, a partir do programa de FC em ER realizado pela SME/Natal e a UERN. O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma pesquisa descritiva documental acerca da FC de professores de ER em Natal/RN no período de 2021 e 2022 e assim averiguar a contribuição da UERN na FC em função da parceria SME/Natal e o Departamento da Ciências da Religião. Para referenciar a FC no ER e sua relevância, foram utilizadas como fontes: Junqueira e Rodrigues (2013), Rodrigues (2017) e Damasceno (2015). A metodologia da pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo com abordagem qualitativa seguindo o percurso metodológico baseado em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e documental. A análise da pesquisa se deu por observação direta da autora perante os encontros formativos, registros adquiridos ao longo das formações como os questionários avaliativos preenchidos pelos participantes, quanto informações verbais e relatos dos docentes que se manifestavam durante os encontros formativos. Com base nos resultados dos itens avaliados, nota-se que o índice de satisfação do público girou em mais de 95%, e 99% dos participantes responderam que desenvolveram novos aprendizados e conhecimentos ao longo do programa. A pesquisa indica que a FC está cumprindo com o seu objetivo, que é a melhoria da prática docente dos professores de ER. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Formação continuada | en_US |
dc.subject | Ensino religioso | en_US |
dc.subject | Docência | en_US |
dc.subject | Práticas de ensino | en_US |
dc.subject | Ciências da religião | en_US |
dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES ACERCA DA PARCERIA SME-NATAL E A UERN | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | CURSO DE CIENCIA DA RELIGIÃO DO CAN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laís Dourado Mendes.pdf | Trabalho de Conclusão do Curso Ciências da Religião | 273,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.