Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/1282
Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO: DO ENSINO REMOTO AO ENSINO PRESENCIAL PÓS-PANDÊMICO
Autor(es): Lima, Nelson Soares de
Palavras-chave: Ensino religioso
Práticas de ensino
Ensino remoto
Etnografia da educação
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Nelson Soares de; SILVA, Irene de Araújo van den Berg . Reflexões sobre as práticas pedagógicas do ensino religioso: do ensino remoto ao ensino presencial pós-pandêmico. Natal: 2023. 19 p. Monografia (Licenciado) UERN, Faculdade de Ciências da Religião.
Resumo: Esse artigo trata de pesquisa etnográfica sobre as práticas pedagógicas do Ensino Religioso (ER) no contexto da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra (EMEEB) e tem por objetivo refletir acerca de como se constroem essas práticas nos contextos do ensino remoto e presencial pós-pandêmico. O trabalho traz contribuições advindas da experiência do estágio supervisionado, ofertado pela licenciatura em Ciências da Religião da UERN, no ano de 2021, aliadas à observação etnográfica realizada de forma presencial, em 2022. Para fundamentar as reflexões acerca das práticas pedagógicas em geral e no Ensino Religioso foram utilizadas as ideias de Franco (2016) e Benevides (2015). As experiências permitiram verificar que na EMEEB, o ER é desenvolvido em consonância com a legislação educacional vigente e, mais que isso, existe a investigação do fenômeno religioso e respeito ao artigo 33, da LDB Nº 9.394/96, aspectos confirmados no ensino presencial pós-pandêmico. No que tange aos recursos didático-pedagógicos e às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) essas são escassas, sendo viabilizados pelos próprios professores, uma vez que estes profissionais não tiveram acesso a nenhuma política pública advinda da Secretaria Municipal de Natal para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com efetividade na pandemia da Covid-19 realidade que se produz também no contexto presencial pós pandêmico. A pesquisa, portanto, pretende deter-se sobre o tema das práticas pedagógicas e organiza-se a partir de um olhar comparativo entre duas realidades experimentadas, uma vivenciada no ensino remoto como estagiário, e outra como pesquisador que “retorna” à escola em sua realidade presencial e pós-pandêmica.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1282
Aparece nas coleções:CURSO DE CIENCIA DA RELIGIÃO DO CAN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson Soares de Lima.pdfTrabalho de Conclusão do Curso Ciências da Religião224,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.