Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/1275
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Theoguenides Otília de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T18:08:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T18:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Theoguenides Odília de; BENEVIDES, Araceli Sobreira . A importância de leitura de poesias em aulas de ensino religioso nos anos iniciais do fundamental. Natal: 2018. 22 p. Monografia (Licenciatura) UERN, Faculdade de Ciências da Religião. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1275 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa que tem por objeto de estudo a linguagem poética como caminho para a percepção dos conhecimentos religiosos que circulam no mundo da vida. A linguagem poética envolve uma compreensão daquilo que se lê e uma interpretação crítica do conteúdo esboçado por poemas e poesias. Assim, dialogando com as possibilidades de aprendizagens sobre a temática da saudade, da fome, da falta de liberdade e da morte, este trabalho analisa uma poesia de Cecília Meireles, A pombinha da mata, como possibilidade de diálogo discursivo de sua temática em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho norteia-se em teóricos como Bakhtin (2003), Pinheiro (2007), Jolibert (1994), Junqueira (2011), Benevides (2011), Bogdan e Biklen (1994). A análise demonstra que o texto poético é um recurso significativo na sala do Ensino Religioso amparada em uma proposta não-confessional e pluralista embasada nas Ciências da Religião. Como resultado, o poema selecionado como objeto de análise dialoga com a temática do Ensino Religioso, apontando um simbolismo que pode ser transposto como encaminhamento metodológico. Conclui-se que a poesia de Cecília Meireles – pelo teor humanizador – presente em A pombinha da mata permite, sim, uma relação dialógica com os conteúdos simbólicos mobilizados na prática no docente do Ensino Religioso. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Ensino religioso | en_US |
dc.subject | Cecília Meireles | en_US |
dc.subject | Poesia | en_US |
dc.subject | Simbolismo | en_US |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DE LEITURA DE POESIAS EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | CURSO DE CIENCIA DA RELIGIÃO DO CAN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THEOGUENIDES ODÍLIA DE MEDEIROS.pdf | Trabalho de Conclusão do Curso Ciências da Religião | 476,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.