Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/1133
Título: SITUAÇÃO JURÍDICA DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM CASO DE DISSOLUÇÃO DO NÚCLEO FAMILIAR.
Autor(es): Nolasco, Bruna de Carvalho
Palavras-chave: Família
Dissolução
Guarda compartilhada
Animais domésticos
Data do documento: 2023
Citação: NOLASCO, Bruna de Carvalho; D'ASSUNÇÃO, Maria Esther Alencar Advincula . Situação jurídica dos animais de estimação em caso de dissolução do núcleo familiar. Natal: 2023. 34 p. Monografia (Bacharel) UERN, Faculdade de Direito.
Resumo: Este artigo realiza uma análise da situação jurídica dos animais de estimação, em especial, nos casos de dissolução do casamento ou da união estável. A abordagem conceitual é baseada em um contexto histórico acerca da família, dos instituto da guarda e do papel social e jurídico dos animais. Para a execução da abordagem proposta, o presente trabalho utiliza-se de jurisprudências nacionais como instrumento paradigmático, visando elucidar os fenômenos estudados. O objetivo principal deste estudo é estabelecer ponderações acerca da atuação do Poder Judiciário em situações não apreciadas pela legislação e as fundamentações que baseiam suas decisões. Além disso, o artigo traz à baila o Projeto de Lei nº 4.375/21, buscando analisar sua necessidade e relevância no cenário jurídico brasileiro. Desta forma, este trabalho pretende contribuir para um entendimento mais claro e fundamentado acerca da situação jurídica dos animais de estimação em caso de dissolução do casamento ou da união estável, bem como para o debate sobre a atualização da legislação brasileira sobre o tema.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1133
Aparece nas coleções:CURSO DE DIREITO DO CAN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA DE CARVALHO NOLASCO.pdfTrabalho de Conclusão do Curso de Direito1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.