Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/112
Título: Relação ambiente-sociedade: modificações das paisagens da Costa Litorânea de Tibau (RN)
Autor(es): Paiva, Patrícia Cristina Rodrigues Lopes Martins de
Palavras-chave: Sociedade
Natureza
Planejamento Costeiro
Data do documento: 2022
Citação: PAIVA, Patrícia Cristina Rodrigues Lopes Martins de. Relação Ambiente-Sociedade: Modificações das Paisagens da Costa Litorânea de Tibau (RN). 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2022.
Resumo: Ao analisar a dinâmica espacial a partir das relações sociedade/natureza em meio a territorialização e as modificações das diferentes paisagens da orla marítima de Tibau - Rio Grande do Norte (RN), esta pesquisa objetivou identificar as mudanças ocorridas no litoral, com vista ao entendimento da relação sociedade-ambiente, no município de Tibau (RN); no recorte dos últimos dez anos (2012 a 2022), enfatizando as modificações ocorridas nas praias de Gado Bravo e Emanuelas. A pesquisa adotou a abordagem mista, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa de campo para coleta dos dados empírico. Foram realizadas entrevistas estruturadas com gestores públicos e aplicação de questionários semiestruturados com comerciantes e moradores da orla de Tibau. Realizou-se também observações in loco com anotações em caderno de campo e registro fotográfico da área de estudo. Constatou-se, a necessidade de enfatizar os espaços geográficos locais para apresentar possíveis soluções para a problemática atual da retirada da vegetação original, com vista a concretização de projetos habitacionais, na qual há o crescimento da área urbana próximo a orla. Verificou-se que há ausência de planejamento de uso e ocupação da orla que implica na desorganização espacial. Com o advento do aumento do fluxo turístico há também o aceleramento do capital imobiliário e dos edifícios verticalizados na encosta do mar, como o aceleramento imobiliário surgindo na Praia das Emanuelas e Gado Bravo, segregando e fragmentando os espaços. Portanto, cabe a gestão municipal, juntamente, com apoios empresariais propor mitigações sobre o eventual problema com a elaboração de projetos que preservem a orla de maneira dinâmica e natural e destinando o solo adequado para o licenciamento de construções, visando o bem estar de todos. Operacionando solucionar os desastres ambientais com a preservação da orla, diminuindo o desmatamento da vegetação, a movimentação de veículos na orla e construções de muros de contenções para minimizar os processos erosivos.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/112
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Dissertação (2).pdfDissertação de Mestrado5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.