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Os processos de interação da criança com síndrome de down: possibilidades, desafios e conquistas entre saberes e fazeres docentes

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Dissertação de Mestrado (2.352Mb)
Data
2019
Autor
Medeiros, Érica Patrícia da Silva
Metadata
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Resumo
Nosso trabalho abordou sobre as experiências que a criança com síndrome de Down possui que contribuem para seu desenvolvimento e aprendizagem, interagindo com as práticas pedagógicas em uma perspectiva de adaptações curriculares para sua inclusão no ambiente escolar. O ques- tionamento “Como as experiências, da criança com SD podem contribuir em seu desenvolvi- mento cognitivo, social, emocional e motor?” foi o norteador da nossa pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor da cri- ança com Síndrome de Down a partir de seus contextos de interação. Os objetivos específicos foram elaborados com intento de: I conhecer a Síndrome de Down através dos contextos de interações de desenvolvimento da criança; II) identificar a pluralidade de conhecimentos que a criança com síndrome de Down desenvolve em sala de aula, a partir de suas experiências; e III) examinar as práticas docentes para inclusão de crianças com Síndrome de Down considerando a participação da criança na construção de seus conhecimentos e sua auto formação. O método de estudo de caso configurou a melhor opção para a nossa pesquisa para que fosse possível compreendermos o fenômeno individual da vida escolar, subjetiva e social do nosso partici- pante principal. As observações e registros fotográficos, vídeo, relatos e entrevistas foram cons- truídos com a participação de uma criança de 5 anos de idade com síndrome de Down e suas professoras, no espaço do Pré II da Educação Infantil, em uma escola municipal da cidade de Assú/RN, juntamente com a colaboração de sua mãe. Os resultados apresentaram que de fato a criança com síndrome de Down possui conhecimentos que foram tecidos com base em suas experiências no contexto familiar, social, e escolar, seu desenvolvimento holístico recebe a in- tervenção de suas vivências para serem construídos e consolidados. A partir das práticas peda- gógicas com um olhar inclusivo, as professoras mostraram ser possíveis as adaptações curricu- lares que proporcionassem a esse aluno aprendizagens formativas, por mais que existisse um fio condutor para mais compreensão e estudos sobre a inclusão por parte delas.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/96
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)

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