Os processos de interação da criança com síndrome de down: possibilidades, desafios e conquistas entre saberes e fazeres docentes
Abstract
Nosso trabalho abordou sobre as experiências que a criança com síndrome de Down possui que
contribuem para seu desenvolvimento e aprendizagem, interagindo com as práticas pedagógicas
em uma perspectiva de adaptações curriculares para sua inclusão no ambiente escolar. O ques-
tionamento “Como as experiências, da criança com SD podem contribuir em seu desenvolvi-
mento cognitivo, social, emocional e motor?” foi o norteador da nossa pesquisa. O objetivo
geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor da cri-
ança com Síndrome de Down a partir de seus contextos de interação. Os objetivos específicos
foram elaborados com intento de: I conhecer a Síndrome de Down através dos contextos de
interações de desenvolvimento da criança; II) identificar a pluralidade de conhecimentos que a
criança com síndrome de Down desenvolve em sala de aula, a partir de suas experiências; e III)
examinar as práticas docentes para inclusão de crianças com Síndrome de Down considerando
a participação da criança na construção de seus conhecimentos e sua auto formação. O método
de estudo de caso configurou a melhor opção para a nossa pesquisa para que fosse possível
compreendermos o fenômeno individual da vida escolar, subjetiva e social do nosso partici-
pante principal. As observações e registros fotográficos, vídeo, relatos e entrevistas foram cons-
truídos com a participação de uma criança de 5 anos de idade com síndrome de Down e suas
professoras, no espaço do Pré II da Educação Infantil, em uma escola municipal da cidade de
Assú/RN, juntamente com a colaboração de sua mãe. Os resultados apresentaram que de fato a
criança com síndrome de Down possui conhecimentos que foram tecidos com base em suas
experiências no contexto familiar, social, e escolar, seu desenvolvimento holístico recebe a in-
tervenção de suas vivências para serem construídos e consolidados. A partir das práticas peda-
gógicas com um olhar inclusivo, as professoras mostraram ser possíveis as adaptações curricu-
lares que proporcionassem a esse aluno aprendizagens formativas, por mais que existisse um
fio condutor para mais compreensão e estudos sobre a inclusão por parte delas.