JEAIDC:jogos educativo para auxiliar a identificar a fase de alfabetização e ajudar no desenvolvimento cognitivo de crianças
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem o intuito do desenvolvimento de um
software que servirá como uma ferramenta de auxílio na identificação da fase de
alfabetização, de acordo com a Teoria da Psicogênese da Língua Escrita das pesquisadoras
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, este software ajuda também no desenvolvimento cognitivo
de crianças em processo de alfabetização. A ideia do desenvolvimento deste trabalho
(JEAIDC) surgiu a partir da observação dos Planos Didáticos Pedagógicos e dos encontros do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC no município de Riachão/PB.
Observou-se a escassez de recursos tecnológicos, principalmente, interativos que ajudassem
no processo de alfabetização, despertando o interesse do aluno, proporcionando, assim, um
melhor aprendizado. Existem recursos que podem ser identificados como um software de
ajuda no desenvolvimento cognitivo, os quais, alguns deles serão citados neste trabalho,
porém, os mesmos não tratam especificamente das fases de alfabetização. Além de não
guardar os registros da realização das atividades realizadas pelas crianças, para fins de
acompanhamento e diagnóstico por parte do professor. O JEAIDC tem o objetivo de atender a
essa necessidade, principalmente a Professores que trabalham com alunos do 1º ao 3º anos do
ensino fundamental, sendo ainda, um software totalmente gratuito, desenvolvido para
dispositivos móveis, mais especificamente para tablets, com Sistema Operacional Android.
Para o desenvolvimento do JEAIDC, nesta versão inicial, foram utilizados a IDE Eclipse, o
Kit de Desenvolvimento Java, o Android SDK e o plug-in ADT, assim como as linguagens de
programação Java e XML. Com o JEAIDC, acredita-se que o mesmo contribuirá de forma
que os Professores e Alunos tenham um melhor aproveitamento no processo de alfabetização,
contribuindo para reduzir a escassez de softwares que auxiliem nesse processo, podendo o
Professor planejar aulas mais atraentes e interativas para seus alunos