Análise da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis diante das competências exigidas nos estágios
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências
Contábeis no município de Mossoró – RN acerca das competências que compõem os estágios.
No tocante a metodologia, este trabalho classifica-se como quantitativa, em relação a natureza,
descritiva quanto ao objetivo e refere-se a uma pesquisa de levantamento (survey) no que
concerne os procedimentos técnicos. Foi aplicado um questionário aos universitários do curso
de Ciências Contábeis de duas universidades públicas do município, a Universidade do Estado
do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA),
no período de janeiro e fevereiro de 2023, tendo como amostra um quantitativo de 30
respondentes. Para a análise dos dados foram utilizados plataformas e softwares para gerar os
dados estatísticos, por meio do Google Forms e o Excel (2016). Trouxe como principais
resultados que a percepção dos discentes vai ao encontro com os conceitos expressos pelos
autores que compõe este estudo e também com as competências exigidas aos contadores na
qual foram levantadas pelo Internacional Federation of Accountants (IFAC), a relação do
estágio com a formação profissional dos discentes, onde foi abordado sobre as vivências, visão
e a projeção de futuro em que o estágio pode oportunizar, no que a maioria concordou que o
estágio é uma experiência necessária tanto para elucidar as bases teóricas que são apresentadas
na graduação como para ser um profissional de excelência. O estudo contribui para nortear os
acadêmicos em relação as competências demandadas pelo mercado de trabalho na área contábil.