Estigma social ligado à imagem da mulher e sua inserção no mercado de trabalho: uma análise sob a percepção de profissionais contabilistas
Abstract
O artigo objetiva apresentar o posicionamento de mulheres contadoras frente aos estigmas
sociais direcionados à sua imagem a partir da inclusão no âmbito profissional. O estudo se
define como sendo uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, além de ter sido
delineado como multicaso, se adequando ao confronto de diferentes fatos e testemunhos. Para
a coleta dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada a partir de um roteiro elaborado
previamente que compreendeu analisar cinco mulheres já efetivas no setor contábil,
estruturando um grupo de duas docentes, duas contadoras e uma técnica contabilística. Como
principais resultados foi visto, de acordo com as participantes, uma redução da representação
masculina no mercado da contabilidade e um aumento significativo da presença feminina no
qual já é possível notar esse acréscimo desde as classes universitárias dos cursos de Ciências
Contábeis. Obteve, inclusive, que o destaque da mulher no setor se dá por meio das suas
características intrínsecas trazidas pelo gênero, por suas habilidades técnicas desenvolvidas
com mais facilidade no processo e, sobretudo, por toda sua força e resiliência. Pôde ser
percebido ainda quanto ao regime trabalhista que, possivelmente os diferentes modelos de
contratações podem definir uma certa igualdade de gênero no setor. Além disso, se constatou
que atualmente os estigmas existentes se apresentam de forma mais atenuada, porém continuam
originando uma notória sensação de exaustão, pois apesar de todas as vitórias conquistadas por
meio das lutas feministas, o tópico estigmatizante segue sendo algo para se lutar a fim de romper
padrões que supostamente ainda perduram na sociedade.