Contabilidade Ambiental na ótica dos discentes de Ciências Contábeis
Abstract
O presente estudo tem o objetivo identificar o nível de conhecimento e interesse profissional
que os discentes possuem sobre Contabilidade Ambiental. A pesquisa foi realizada em duas
universidades públicas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a
Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) no munícipio de Mossoró – RN. Para o
alcance dos objetivos propostos foi utilizada uma abordagem descritiva e quantitativa, por
meio de um questionário adaptado contendo 18 questões. Em relação ao tratamento dos dados
foram elaborados por meio do Software SPSS versão 29. Ao fim, verificou-se que a UERN foi
considerada a Universidade em que os discentes possuem mais interesse e conhecimento da
disciplina, ainda que seja suficiente diante da escala que foi usada no questionário,
comparando com a UFERSA, em relação ao conhecimento do conceito de registar ativos e
custos ambientais, mensurar os ativos, receitas, despesas ambientais, além de possuir
conhecimento sobre a ISO, ferramentas de gestão, de leis que ajudam no controle e que
podem gerar penalização quem produzir algum dano, em relação ao interesse sobre a
necessidade da disciplina, em cursá-la mesmo não sendo considerada obrigatória, além dos
conceitos sociais que corroboram para criação da ética do discente e aplicação profissional
exercendo sua carreira e no quesito pessoal que a Contabilidade Ambiental poderá ser
aplicada no em seu dia a dia e gerar com isso um bom conhecimento para a sociedade. Assim
o trabalho contribui para mostrar a relevância do conhecimento e do interesse desse assunto
para universidades, empresas a sociedade.