As dificuldades na aprendizagem de gramática em uma turma de 2° ano do Ensino Médio da Escola Maria Stella
Abstract
O ensino de gramática é um assunto muito discutido por diversos estudiosos,
principalmente no que diz respeito ao eixo de análise linguística, isto é, o enfoque
gramatical. Há diversos estudos que demonstram certa preocupação com “a natureza
do ensino de Língua Portuguesa que as escolas oferecem” (NEVES, 2011, p. 17). Isto
posto, esta monografia tem como área temática o ensino de língua materna, com o
foco nas dificuldades apresentadas pelos alunos do 2º ano do ensino médio da Escola
Estadual Profa. Maria Stella Pinheiro Costa na cidade de Mossoró. A partir do tema
proposto foi constituída a questão problema da pesquisa: No eixo de análise
linguística no ensino de língua portuguesa, que dificuldades foram encontradas em
uma turma do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Stella? Em relação
aos objetivos, esta pesquisa foi guiada pelo seguinte objetivo geral: investigar quais
são as dificuldades na aprendizagem de gramática presentes em uma turma do 2º
ano do ensino médio da escola Maria Stella e pelos referidos objetivos
específicos:analisar o ensino do eixo análise linguística em uma turma de 2º ano do
ensino médio; identificar e analisar os itens de análise linguística que mais geram
dificuldades no ensino de língua portuguesa em uma turma de 2º ano do ensino médio;
propor estratégias que contemplem as dificuldades verificadas na aprendizagem de
Língua Portuguesa na turma estudada. A metodologia adotada nesse trabalho
consistiu em uma pesquisa qualitativa e estudo de caso de caráter exploratório. Como
referencial teórico foram utilizados os seguintes autores: Geraldi (2000); Neves
(2011); Possenti (2000); Travaglia (2001). Chegamos à conclusão que os erros mais
recorrentes são advindos da associação entre a língua falada a língua escrita, devido
à priorização apenas da gramática normativa. Foi constatado também que os desvios
de concordância nominal e verbal são mais recorrentes.