Adoção no Brasil e (de)colonialidade: uma análise dos perfis das crianças e adolescentes disponíveis em paralelo com as escolhas dos adotantes habilitados
Abstract
O presente trabalho examina a adoção no Brasil, buscando evidenciar os impactos da
colonialidade, com enfoque na escolha do perfil de crianças e adolescentes por parte dos
adotantes. Destarte, por colonialidade, se deve compreender como um fenômeno construído
pela sociedade, em que se vincula a um padrão, sendo considerado como único e superior,
excluindo e discriminando os demais. Por isto, com o objetivo de superar os óbices que
dificultam ou impedem a realização da adoção, pontua-se a necessidade de ratificar o
pensamento pós-colonial, em que por meio de investigação e debates críticos, identifica-se que
os perfis escolhidos pelos pretendentes são orientados pela ideologia colonial, o que culmina
na permanência das crianças e adolescentes em uma situação excepcional de acolhimento. Para
isto, têm-se como objetivos específicos, compreender como se desenvolve o procedimento da
adoção, analisando seus efeitos jurídicos e quais os óbices encontrados, além de examinar os
resultados dos indicadores de perfil de crianças e adolescentes apresentados pelos pretendentes,
por meio dos indicadores nacionais e da 2ª Vara Cível de Limoeiro do Norte/CE, conforme se
extrai do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento
(SNA). Em seguida, verificar se estes indicadores refletem os pensamentos coloniais, ao
determinar um padrão como escolha e se ocorre à superioridade destes que foram escolhidos
em detrimento dos discriminados, além disto, estudar a necessidade de implementação da
ideologia pós-colonial, como forma de solucionar a discriminação de padrões inferiores.
Ademais, o método de pesquisa utilizado é o dialético, uma vez que, o objeto central do trabalho
será identificado e verificado conforme a sua expansão, visualizando os seus componentes,
além disto, a pesquisa qualitativa, pois, além de expor os dados, estes serão avaliados e
questionados. Neste sentido, utiliza-se a pesquisa teórica-prática, na medida em que reúne os
pensamentos de doutrinas, artigos e dos dados oriundos do SNA e CNJ. Assim, é analisando
estes resultados, que busca-se evidenciar a presença do pensamento colonial nas escolhas das
características feitas pelos adotantes habilitados. Como resultado desta pesquisa, identifica-se
que ainda há resquícios de influências da colonialidade, na medida em que é condicionada a
superioridade de determinadas etnias, fazendo com que crianças e adolescentes que não se
enquadram nos perfis indicados, permaneçam em situação de acolhimento por um lapso
temporal além do indicado como ideal pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)