A satisfação dos supervisores de uma prestadora de serviços da Petrobras em relação à utilização de um sistema ERP para o planejamento e controle da manutenção
Resumo
Para apoiar a tomada de decisão dentro de uma organização com qualidade e eficiência se faz
necessário um sistema Enterprise Resource Planning (ERP), ou um sistema integrado de gestão
empresarial para auxiliar os gestores a seguir o melhor caminho no cenário interno e externo para
a empresa, como também ter informações rápidas para as adversidades que surgem durante o dia
a dia na organização. As organizações necessitam cada vez mais de ferramentas que lhes
proporcionem melhores resultados, crescimento e fortalecimento competitivo, sendo assim os
dados fornecidos muitas vezes pelos sistemas de informações contribuem com melhores decisões
a nível operacional no ambiente empresarial. Este estudo teve como objetivo mensurar a
satisfação dos supervisores de uma prestadora de serviços da Petrobras em Mossoró/RN, em
relação à utilização de um sistema ERP para o planejamento e controle da manutenção. Quanto
aos procedimentos metodológicos utilizaram-se métodos de pesquisa descritiva e bibliográfica
do assunto abordado, apoiando-se em livros, revistas, artigos e publicações relevantes
relacionadas ao sistema ERP, SAP R3. Como resultado verificou-se que o software SAP R3
auxilia na realização das atividades diárias dos supervisores tendo em vista a necessidade de
obter dados e informações essenciais para o andamento das atividades, como os tipos de
manutenção, custos das manutenções, histórico de manutenções e falhas dos equipamentos,
estoque e custos dos materiais. Verificou-se ainda que para o SAP R3 fornecer dados e relatórios
confiáveis se faz necessário o treinamento e capacitação dos usuários.