Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em face da privacidade do consumidor no e-commerce
Abstract
Atualmente, a rede mundial de computadores tornou-se uma ferramenta
imprescindível para a humanidade, essencial na sociedade da Informação em que
se vive e se expandiu em proporções gigantescas pelo mundo. Aliada ao fenômeno
da internet, surgiu uma forma de relação comercial capaz de atingir inúmeras
pessoas pelo mundo, rompendo barreiras de tempo e de espaço e trazendo
comodidade aos consumidores: o comércio eletrônico. Apesar das diversas
vantagens trazidas pelo e-commerce, também existem desvantagens, como a maior
vulnerabilidade do consumidor no ambiente virtual. Dessa forma, o presente
trabalho se propõe a analisar a regulamentação do comércio eletrônico através dos
institutos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para resguardar a privacidade
do consumidor no e-commerce. A metodologia aplicada foi essencialmente
descritiva e bibliográfica. O estudo do ordenamento jurídico e a análise da doutrina e
jurisprudência brasileiras sobre os temas abordados serviram de base para o
desenvolvimento do trabalho.