Implementação do método de orçamento base zero (OBZ): estudo em revenda de bebidas da AMBEV
Abstract
Diante do cenário econômico atual, as organizações devem estar atentas ao
planejamento estratégico destinado à redução de gastos empresariais,
especificamente aos métodos orçamentários. Em vista disso, o presente artigo aborda
a utilização do orçamento base zero (OBZ) com o objetivo de analisar a
implementação do método OBZ em uma distribuidora de bebidas. Quanto a
metodologia, trata-se de um estudo de caráter qualitativo, classificando-se como uma
pesquisa descritiva onde foram utilizados procedimentos técnicos de análise
bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apresentados mostram que
a implementação do método OBZ é um processo complexo e demorado, mas traz
benefícios imediatos a empresa pois, houve melhorias na qualidade da informação
fornecida a gestão, no alinhamento entre as equipes e na alocação de recursos de
forma eficiente, assim facilitando a gestão. Por fim, o estudo sugere para futuras
pesquisas a comparação entre expectativa com a implantação do orçamento e a
realidade após os resultados no final do exercício.