Percepção de discentes ingressantes do curso de ciências contábeis sobre didática no ensino da contabilidade
Abstract
A dificuldade existente na vida dos novos ingressantes no curso de Ciências Contábeis pode
interferir diretamente na forma como ele irá absorver o conteúdo proposto nos primeiros
períodos do ensino superior, desenvolvendo ou não mecanismos de resiliência para permanecer
até o fim do curso. Esta pesquisa visa evidenciar qual a influência percebida da didática no
ensino dos ingressantes do curso de Ciências Contábeis e se eles se adaptam à nova rotina das
universidades, mesmos com as dificuldades atribuídas aos discentes por ela. As evidências são
obtidas a partir da metodologia quantitativa, aplicada através de formulário ‘online’ na
plataforma Google Forms. Estes questionários foram aplicados com discentes do segundo ao
quarto período da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As evidências apontam que
apesar dos alunos possuírem certa dificuldade em adaptar-se ao ambiente acadêmico, seja para
se locomover, ou por problemas pessoais, eles possuem uma boa perspectiva da didática
aplicada pelos professores e estão motivados a seguir carreira na área. Sendo assim, há
majoritariamente uma perspectiva positiva sobre as metodologias aplicadas pelos docentes. A
pesquisa possui algumas especificidades, em especial, pois seus resultados foram obtidos no
momento em que há uma pandemia do COVID-19, onde houve mudança na forma de ensino,
passando de aulas presenciais para virtuais.