Questão ambiental na formação profissional do curso de serviço social da FASSO/UERN: um estudo dos projetos pedagógico do curso de 2013 e 2022
Resumo
Este trabalho emerge de inquietações vivenciadas durante processo de formação inicial e
continuada, como também experiências profissionais, com discussões envolvendo educação e
questão ambiental. Diante disso, nossa problemática de pesquisa se caracteriza da seguinte
forma: Como perpassa a discussão sobre a questão ambiental no curso de Serviço Social
FASSO/UERN? Para conseguirmos respostas para esta indagação, nos propomos no objetivo
geral do trabalho analisar a formação do curso de Serviço Social da FASSO/UERN para à
questão ambiental e nossos objetivos específicos são: (1) Verificar a formação profissional do
curso de Serviço Social da FASSO/UERN para a questão ambiental; (2) Identificar aspectos do
Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da FASSO/UERN para a questão ambiental e
(3) Comparar manutenções e transformações no curso de Serviço Social da FASSO/UERN no
Projeto Político Pedagógico de 2013 e 2022. Traçamos discussões no decorrer do trabalho que
abordam sobre a questão ambiental e o modo de produção capitalista, definições e construções
teóricas sobre questão ambiental e Serviço Social, propomos diálogos inter-relacionados a
formação profissional e curso de serviço Social da FASSO/UERN. Trata-se de uma pesquisa
de natureza qualitativa, partindo de aspectos metodológicos documental e bibliográfico, como
instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário com perguntas fechadas e abertas,
oportunizando compreensões para dialogarmos com os documentais referenciados no decorrer
do estudo. Portanto, verificamos que curso de serviço Social da FASSO/UERN não possui
disciplinas obrigatórias, algumas optativas que podem contribuir com discussões sobre a
temática, como também destacamos que o trabalho com a questão ambiental é notório sua
relevância para a formação profissional do Assistente Social que no seu cotidiano atua nas
expressões da questão social.