Estágio curricular obrigatório e pandemia da COVID-19: experiências dos cursos de turismo da UERN
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar como foi desenvolvido o
estágio curricular obrigatório nos cursos de turismo da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte durante pandemia da Covid-19. Para tanto, foram traçados os
seguintes objetivos específicos: a) identificar os principais campos de estágio dos
cursos de turismo da UERN, na pandemia da Covid-19; b) verificar os desafios e
aprendizados vivenciados pelos discentes dos cursos de turismo da UERN durante a
realização do estágio curricular obrigatório no período de ensino remoto. Trata-se de
uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com a aplicação de questionários
on-line junto aos estudantes dos cursos de turismo investigados, através do Google
Forms. Após a análise e tabulação dos dados, identificou-se que o semestre 2021.1
foi o período que teve mais estágios remotos, comparados aos demais semestres
2020.1, 2021.2 e 2020.2. Já os campos de estágios mais procurados durante a
pandemia foram hotelaria, Programa de Capacitação Profissional em Turismo -
PCPTUR, planejamento turístico e laboratório. No tocante aos maiores desafios
enfrentados pelo estágio foram estagiar no ambiente doméstico, medo da Covid-19,
problemas de saúde mental e limitações tecnológicas; e os aprendizados foram
disciplina e responsabilidade, atuação em equipes e utilização adequada das
ferramentas de informática e de outros recursos tecnológicos. Isso posto, pode-se
concluir que este trabalho foi de grande aprendizado por trazer uma reflexão sobre o
estágio no período remoto para os futuros bacharéis em turismo da UERN.