Produção de uma sequência didática como mecanismo para atenuar a cegueira botânica
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-31Autor
Medeiros, Magna Misleiza Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A biologia tem como uma de suas subáreas a botânica, que compreende o estudo das plantas. Na antiguidade ser detentor desses conhecimentos era demonstração bom gosto e elegância, fato que se contrapõe ao que ocorre na atualidade, o que levou a criação do “Cegueira Botânica”, que pode ser definida como os seres humanos veem as plantas, de forma simplista e sem fornecer a devida importância, especialmente se comparado com os animais. Deste modo, a inserção de métodos diferenciados no processo de ensino e aprendizagem contribuem para diminuir a distância existente entre alunos e plantas e, minguando a cegueira existente. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo saber se há cegueira botânica no nível médio de ensino em uma escola da rede pública estadual da cidade de Mossoró e, baseado nisto, desenvolver uma Sequência Didática (SD) capaz de trabalhar nesta perspectiva. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Foram aplicados dois questionários com alunos do ensino médio no intuito de diagnosticar a cegueira botânica e também para embasar a construção da SD. No que diz respeito ao diagnóstico da cegueira, foi observado que a mesma está presente, pelo menos em parte, no público investigado, fato observado através dos desenhos elaborados, que em sua maioria se relacionavam com os animais. Sobre a relação entre o aluno e os vegetais, foi possível identificar que os mesmos buscam relação entre as plantas e seu cotidiano, de modo que estes conseguem realizar indicações relevantes da utilidade dos vegetais em sua vida, porém só quando são estimulados para tal, apontando uma supervalorização dos animais quando comparado com os vegetais. Se tratando de apontamentos para que as aulas de botânica se tornem mais atrativas e interessantes, os alunos apontaram a relevância das aulas práticas, aulas de campo e aulas com recursos tecnológicos. Por fim, os pontos levantados nos questionários e na construção do referencial teórico foram utilizados para construção da SD. O material produzido passou por uma validação por profissionais da área, em que se obteve resultados positivos, sendo a SD considerada adequada ao nível de ensino proposto e pertinente para atenuação do fenômeno de cegueira botânica latente nos alunos. Conclui-se que o material obtido atendeu aos objetivos propostos e forneceu possibilidades de ampliação, podendo, inclusive, ser adequada a modalidade de ensino remota.