Letramento crítico multimodal no ensino de língua portuguesa: investigando os memes compartilhados no Facebook
Abstract
Diante da característica multimodal dos gêneros discursivos (KRESS; van
LEEUWEN, 2006), o estudo sobre como os variados elementos semióticos se relacionam é
importante, pois permite a interação entre os elementos que compõem os diferentes sentidos
ou significados nas esferas comunicativas. Essa perspectiva de associar os conceitos de
multimodalidade e visão crítica sobre a linguagem, ou seja, letramento crítico multimodal
(LCM), tem sido abordada por autores como (BUZATO, 2007; MOTTA-ROTH; LOVATO,
2009; PREDEBON, 2015). Esta pesquisa se concentra no estudo do letramento crítico
multimodal em aulas de Língua Portuguesa a partir de memes compartilhados nas redes
sociais. Os memes presentes no cotidiano são vistos como elementos de diversão e
entretenimento, mas podem ser utilizados também como ferramenta de aprendizagem. Eles
circulam em espaços digitais, como Facebook, gerando interação e comunicação, sobretudo a
partir do humor, nos comentários compartilhados em redes sociais. O desafio da prática
pedagógica é associar o humor dos memes ao ensino de forma geral e, neste trabalho em
específico, ao ensino de Língua Portuguesa. O objetivo deste trabalho é investigar de que
maneira o LCM em alunos do Ensino Fundamental II se caracteriza, considerando os
elementos pragmático-discursivos que constituem memes políticos e educacionais e os
discursos que emanam nos comentários dos alunos em sites de redes sociais. As discussões
apoiaram-se em Kress e van Leeuwen (2006) sobre multimodalidade e Gramática do Design
Visual (GDV), bem como nos estudos sobre letramento crítico a partir da Análise de Discurso
Crítica (ADC), de Fairclough (1989; 1997; 2001; 2003) desenvolvidas a partir da Pedagogia
dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO; MOURA, 2012). Diante da
hipótese de que o desenvolvimento do LCM é recomendado pela educação formal, e com esse
tipo de letramento, espera-se que o aluno: 1) amplie o domínio ativo do discurso nas diversas
situações comunicativas; 2) aumente suas possibilidades de participação social no exercício
da cidadania e 3) amplifique a capacidade de análise crítica. A partir dos objetivos
específicos, busca-se descrever os memes políticos e educacionais em sites de redes sociais e
analisar os discursos proeminentes que emanam dos comentários sobre os memes de alunos
do Ensino Fundamental II. Para metodologia, foi proposta uma pesquisa de campo (digital),
com base teórica na análise multimodal e de discurso crítico, que se explica pela necessidade
de considerar diferentes recursos semióticos que constituem o meme, além de elencar
elementos padronizados que possibilitem a separação em categorias. Foi analisado um corpus
constituído de comentários sobre memes, numa comunidade criada a partir de uma conta
particular no site de relacionamento Facebook. Este estudo investigou como o LCM é
contextualizado a partir dos resultados obtidos, na análise dos comentários sobre os memes, e
buscou entender como o LCM acontece na compreensão dos aspectos críticos multimodais no
cotidiano do aluno, dentro e fora de sala de aula.