Projeto Professor Diretor de Turma: recontextualizações de políticas na escola
Abstract
Neste trabalho, discutimos o processo de recontextualização da política Projeto
Professor Diretor de Turma no contexto escolar, desde a fase de construção da política até o
contexto da prática. Nossa premissa é de que políticas estão sujeitas a processos de
recontextualização por meio de demandas e processos de articulações e resistências, ocorridos
em meio a lutas de poder; sendo assim, nenhuma política seria simplesmente implementada.
No caso dos professores pesquisados, acreditamos que esses recontextualizam as políticas
visando a um currículo que facilite o ensino-aprendizagem. Para a análise desse trajeto,
utilizamos como política base o Projeto Professor Diretor de Turma, que está sendo executado
em escolas públicas de ensino médio regular no estado do Ceará, desde 2008. Consideramos,
aqui, a ideia de política como possibilidade de recontextualização por parte dos atores que a
executam, vislumbrando o descentramento de poder e deixando de lado qualquer
possibilidade de implementação de política no espaço escolar. Para fundamentar nosso estudo,
utilizamos como aporte teórico os estudos de Ball (1993), Bowe; Ball (1992), Ball; Maguire;
Braun (2016) e Mainardes (2006) para embasar nossos escritos sobre a abordagem do Ciclo
Contínuo de Políticas. Fazemos nossas considerações sobre Política descentrada com Ball
(2016) e Lopes; Macedo (2011). Tratamos as discussões sobre os estudos de currículo sob a
perspectiva de Lopes (2011), Lopes; Macedo (2006) e Silva (2017). E, para concluir, ainda
que provisoriamente, nosso capítulo teórico, lançamos mão de reflexões acerca da
performatividade no contexto escolar com as discussões propostas por Ball (2005; 2010) e
Silva (2017). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos
aplicados foram entrevistas a partir de um questionário semiestruturado, realizadas com
professores que estão executando o Projeto Professor Diretor de Turma na escola no cargo de
Professor Diretor de Turma. Analisamos neste trabalho os documentos oficiais do Projeto
Professor Diretor de Turma. As recontextualizações do Projeto Professor Diretor de Turma
desde suas primeiras versões são influenciadas pelo modo do governo cearense em avaliar as
políticas. No contexto escolar, a gestão desempenha tentativas de implementação da política,
e o Professor Diretor de Turma, sendo responsabilizado e cobrado, recontextualiza a política
quando executa suas tarefas em meio às dimensões do contexto da escola e aos contextos em
que os alunos estão inseridos. As recontextualizações são executadas a partir do que os
Professores Diretores de Turma defendem como melhor, de acordo com seus interesses, pois,
de acordo com os entrevistados, eles não acreditam possuir carga horária adequada para
executar suas funções. Algumas recontextualizações beiram perspectivas de envolvimento
pessoal, que dão à política uma tradução que é centrada na resolução de problemas
particulares do aluno. As recontextualizações de envolvimento pessoal são percebidas quando
o Professor Diretor de Turma assume a política para si próprio. Vestindo a roupagem de
responsável por dar resultados efetivos, ele se sente na obrigação de fazer algo pelo aluno a
partir do desenvolvimento de elementos afetivos. Esses esforços são justificados sempre pela
tentativa de motivar os alunos e ajudá-los a ter progressos na trajetória de vida.