Formação subjetiva dos alunos e a educação escolar: influência dos espaços no processo de ensino na escola pública
Abstract
Com este trabalho, temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação
dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim,
delimitamos como objetivo geral desta pesquisa compreender como as relações espaciais
vivenciadas nos processos de formação subjetiva dos alunos do 6o e 9o anos estão presentes no
processo de ensino. Traçamos uma discussão sobre os vínculos que os sujeitos estabelecem
com os espaços vivenciados e as relações identitárias nos processos de ensino das ciências
humanas e sociais em uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de
Areia Branca/RN. É uma proposta de estudo analítica sobre a temática da formação subjetiva
dos sujeitos e a presença dos espaços no processo de ensino, buscando pensar as relações dos
espaços com o universo da escola e a prática escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa
na qual nos apropriamos da proposta cartográfica que se constitui da implicação direta do
pesquisador no campo da pesquisa com vistas a ser agenciado pelos sujeitos e cotidianos a
serem pesquisados. Pretendemos, por meio de anotações em diário de campo, análise de
imagens e diálogos produzidos pelos alunos e entrevistas com professores, atravessar os fluxos
das trajetórias de formação dos sujeitos para compreender as possíveis relações dos espaços
com o ensino. Acreditamos que as formações dos sujeitos sociais, assim como suas
subjetividades, podem estar intimamente relacionadas aos diversos espaços por eles
vivenciados. Nesse sentido, visualizamos a escola como lugar que pode impulsionar essas
subjetividades e suas trajetórias formativas.