Sequência didática sobre sexualidade
Abstract
Durante a adolescência os riscos e vulnerabilidade associados ao crescimento
psicoemocional estão mais presentes e a sexualidade surge com a explosão de hormônios
naturais da idade. O espaço escolar precisa estar preparado para auxiliar os estudantes a
vivenciarem sua sexualidade também de forma crítica e reflexiva. Por isso é importante
trabalhar essa temática de maneira atrativa e produtiva, para que se traduza em atitudes
responsáveis de autocuidado, decorrente do processo educacional que forma para a vida.
Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um manual com uma sequência didática que
possa ser utilizada por professores do ensino de Biologia para orientação de jovens e
adolescentes sobre sexualidade, prevenção das ISTs e de gravidez não planejada. O
trabalho consta de duas etapas. A primeira delas é um relato de experiência do ―Projeto
Pensando Naquilo!‖, sua implantação no ano de 2009, as principais parcerias, o
funcionamento dos encontros, a participação dos responsáveis e da equipe escolar, o
recrutamento dos participantes, a atividades dos monitores e o funcionamento do banco de
preservativos entre outros pontos revelantes. A segunda etapa trata-se da elaboração de
uma proposta de sequência didática com base nas vivências do referido projeto, a qual
possa ser utilizada como instrumento que contribua para o exercício de uma sexualidade
plena e responsável pelos alunos. O trabalho desenvolvido durante 10 anos no ―Projeto
Pensando Naquilo!‖ tem apresentado resultados positivos, que podem ser verificados pela
intensa inserção de alunos e a permanência como monitores do projeto, na redução dos
índices de gravidez nas alunas, o que reflete na redução da evasão escolar, além de melhor
engajamento dos participantes nas atividades escolares e a consequente construção de
projetos de vida. Na sequência das atividades/ações percebemos que elas não são aleatórias,
cada uma tem um poder de construção sobre a outra, apresentando metodologias váriadas
como jogos, vídeos, roda de conversa, teatro, dinâmicas de grupo, música, poesia dentre
outras. A escola deve ser o local de acolhimento das diferenças e das diversidades em todos
os eixos, bem como no sexual e pode também ser o espaço de orientação e formação dos
adolescentes que auxiliem nas tomadas de decisões responsáveis, tornando-os indivíduos
críticos e reflexivos quanto a sua sexualidade. Esperamos assim, que este trabalho possa
contribuir como instrumento de estímulo para que seus resultados sejam multiplicados e
replicados em outros ambientes escolares do nosso país.