Biojogos, ferramenta tecnológica de estudo e revisão para o enem
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-21Autor
Maia, Solange Maria Cunha Batista
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os alunos do ensino médio relatam os desafios de aprender a disciplina de Biologia, devido à
quantidade de nomenclaturas e as formas de como as aulas são exploradas. Nesta perspectiva,
esse trabalho tem como principal foco a criação de um site de jogos intitulado BIOJOGOS, para
auxiliar aos alunos no estudo e na revisão dos conteúdos de biologia mais recorrentes no Enem.
Para isso, foi necessário fazer um resgate destes conteúdos por meio de oficinas para construção
dos jogos, simulações, resumos, animações, a fim de servirem de suporte para a confecção desta
ferramenta. Ela foi construída por alunos do curso de Informática, aplicada no mesmo curso e
no curso de Comércio e de Agroindústria da Escola de Educação Profissional Osmira Eduardo
de Castro. Nesta pesquisa também foi feita uma discussão sobre as metodologias empregadas
no estudo de biologia, a fim de que se faça uma reflexão acerca das aptidões dos educandos,
fazendo uma análise de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para comprovar a
eficácia da ferramenta BIOJOGOS, foram aplicadas questões diagnósticas sobre os conteúdos:
Organelas Citoplasmáticas, Ciclos Biogeoquímicos e Relações Ecológicas, antes e depois da
aplicação dos jogos. A partir de avaliação dos jogos, por meio de questionário, foi possível
constatar pelas respostas dos alunos, que eles acharam os jogos fáceis de manusear e de
compreender os conteúdos por eles abordados. Assim, conclui-se que o uso das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação nas aulas de biologia é imprescindível no processo de
ensino e aprendizagem.