Uso combinado de metodologias no ensino-aprendizagem de embriologia humana: animação gráfica e construção de jogo
Abstract
A Embriologia é um ramo da Biologia considerado um dos mais desafiadores e de
difícil compreensão por apresentar inúmeros termos técnicos, diversos conceitos, além das
características abstratas dos conteúdos e das mudanças frequentes na estrutura corpórea dos
indivíduos, advinda do processo de desenvolvimento. No entanto, apesar dessas dificuldades,
ela é uma ciência que se estudada e trabalhada de forma instigadora, pode despertar o
interesse e a curiosidade dos discentes, uma vez que apresenta acontecimentos sobre a
formação da vida humana. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo utilizar uma
combinação de metodologias como ferramentas facilitadoras da compreensão do ensino de
embriologia humana. As metodologias utilizadas foram fundamentadas na construção de uma
animação gráfica e de um jogo/quiz sobre o desenvolvimento do embrião humano, voltadas a
solucionar dificuldades sobre os conteúdos abordados em sala de aula, observadas no início
da pesquisa por meio da aplicação de um questionário de sondagem (Q1). Como parte deste
processo, foi realizada uma aula expositiva dialogada para alunos de duas turmas (turma A e
turma B) de terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do Ceará, sendo que o uso
da animação e a construção do jogo ocorreu em apenas uma delas. Posteriormente a esta ação,
foi aplicado um segundo questionário (Q2) para as duas turmas, com o intuito de avaliar e
comparar o rendimento de aprendizagem dos discentes com e sem o uso da animação gráfica
e do jogo/quiz. Os resultados mostraram a ocorrência de melhoria do aprendizado nas duas
turmas, porém com maiores percentuais de rendimento na turma B, onde houve a utilização
das metodologias diferenciadas. A comparação entre os resultados dos questionários Q1 e Q2
em cada uma das turmas individualmente, mostrou níveis de significância estatística mais
acentuado para a relação entre os questionários aplicados na turma B do que na turma A,
sugerindo que a forma como foram trabalhados os conteúdos nessa referida turma foi de
grande importância, considerando as suas habituais dificuldades de rendimento. Os resultados
sugerem portanto que o uso combinado da animação gráfica com o trabalho em equipe e a
participação ativa dos discentes em sala de aula durante a construção de um jogo/quiz,
favoreceram a compreensão dos conceitos e despertou o protagonismo estudantil no processo
de construção do conhecimento. A produção de uma sequência didática como uma etapa
adicional às que foram executadas no presente trabalho é uma sugestão para trabalhos futuros,
uma vez que contemplaria o desenvolvimento da leitura e da escrita dos discentes, e
contribuiria para expandir as competências e habilidades que são focos dos princípios
pedagógicos.