O ensino de botânica a partir dos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí: uma abordagem interdisciplinar e tecnológica
Abstract
O ensino de Botânica é de suma relevância para a Educação Básica. No entanto, vem
sendo discutido por diversos autores, destacando uma série de problemas e preocupações.
Inserido nesse contexto e diante da necessidade de desenvolver novas estratégias metodológicas
voltadas para o ensino de Botânica no Ensino Médio, o presente trabalho teve como principal
objetivo a criação de um aplicativo educativo com informações botânicas das plantas estudadas
nos espaços não formais e históricos da cidade de Oeiras Piauí, para ser utilizado como
ferramenta didática no ensino de Biologia. O estudo foi desenvolvido com os alunos do segundo
ano do Ensino Médio (EM) do Centro de Ensino de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá,
pertencente à Rede Estadual de Educação do Piauí. Como pressupostos metodológicos foram
utilizados os fundamentos da pesquisa mista e pesquisa de campo. Com os resultados da
pesquisa foi possível observar que apesar dos alunos reconhecerem a importância do estudo dos
vegetais, a maioria ainda prefere o estudo de outras temáticas dentro da Biologia. Observou-se
também que o desenvolvimento de atividades em diálogo com outras áreas do conhecimento
abre um leque de possibilidades para o ensino de conteúdos de Botânica no Ensino Médio.
Como produto final desta pesquisa foi construído o aplicativo Infoplant que possui catalogação,
descrição, identificação das espécies de plantas e a importância histórica e cultural de cada uma
das praças pesquisadas. O App também ainda conta a tecnologia QR code em que para cada
espécie de planta foi criado um código contendo as mesmas informações presentes aplicativo,
que permite ao aluno estudar de forma direta o meio natural e social que o circunda. Na
avaliação dos discentes, o aplicativo se caracteriza como útil, com informações claras e
importantes e que servirá para melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem dos conteúdos de
Botânica. A maior parte dos estudantes acreditam que o Infoplant seja capaz de despertar o
interesse dos alunos para a temática Botânica. Conclui-se que a ferramenta configura-se como
uma inovação tecnológica para auxiliar e potencializar aulas de Botânica, tornando-as mais
atrativas e a prática de ensino e aprendizagem mais prazerosa e significativa, e como estratégia
para impulsionar a popularização da ciência para todos os setores da sociedade.