Cartilha de geologia e paleontologia para aulas de campo de biologia na região de Apodi-RN
Abstract
O estudo da Paleontologia no ensino médio, restringe-se, na maioria das vezes, a umconteúdo
de caráter introdutório que é não só a primeira, mastambém a única aproximação do estudante
com essa área da Biologia. Materiais diáticos diversificados como um roteiro de aula de
campo para disciplina de Biologia, mais especificamente para as aulas de Paleontologia, com
a intenção de dinamizar as aulas, motivam os alunos a participarem ativamente e se tornarem
protagonistas do seu próprio conhecimento. Portanto, esse trabalho teve como objetivo
elaborar um roteiro e cartilha voltados para atividades de campo que permitam aos
professores de Biologia do Ensino Médio explorar o potencial geológico e paleontológico da
região de Apodi-RN. Este trabalho foi metodologicamente segmentado em duas atividades
principais: (1) o levantamento de características geológicas e paleontológicas de pontos
específicos que apresentam potencial para aulas de campo sobre conteúdos ligados à
Paleontologia, Geologia e Evolução Biológica; (2) a elaboração de um roteiro de aula
utilizando esses pontos e contendo a descrição dos mesmos e diversas informações geológicas
e paleontológicas básicas que devem ser exploradas pelos professores em cada sítio. O produto
final foi a elaboração de uma cartilha intitulada Roteiro para aulas de campo de paleontologia
na região de Apodi-RN.