DESGASTE DE PEÇAS METÁLICAS EM MOTORES ALIMENTADOS POR BIODIESEL OBTIDO POR MEIO DE ÓLEO RESIDUAL
Resumo
O biodiesel é um combustível renovável, biodegradável e mais sustentável que o diesel
mineral, feito a partir de óleos vegetais e gorduras animais por meio da reação de
transesterificação com álcool. O diesel mineral é um produto inflamável obtido a partir do
petróleo bruto, sendo utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão. É
o combustível mais utilizado no Brasil. O objetivo deste trabalho foi analisar o desgaste de
um aço por meio de ensaios mecânicos realizados em um equipamento tribômetro HFRR
(High Frequency Reciprocating Rig) com a presença do biodiesel de óleo de fritura. Para este
trabalho, utilizou a pesquisa experimental para desenvolver um estudo sobre a resistência ao
desgaste de materiais de aço quando submetidos ao biodiesel e diesel. As amostras de
biodiesel foram preparadas em triplicatas e as peças de aço foram preparadas por usinagem e
polimento para avaliação da lubricidade do biodiesel no aparelho HFRR. Os ensaios de
desgaste foram realizados no aparelho tribômetro HFRR, monitorando parâmetros como
carga, velocidade de deslizamento, distância de deslizamento e temperatura, coeficiente de
atrito e formação de filme. Foram adotados parâmetros específicos para o ensaio de desgaste
disco-esfera, como temperatura do fluido, volume do fluido, comprimento do curso,
frequência de oscilação, umidade relativa, carga aplicada, duração do ensaio, número de
ciclos, velocidade e distância de deslizamento total. O conhecimento sobre o desgaste nas
peças de um motor é crucial tanto no ramo profissional da manutenção como da engenharia,
pois o desgaste mecânico nos elementos que compõem as máquinas é o fator principal quando
se fala de perda de desempenho e rendimento, além de impactar economicamente de forma
direta e indireta. Os resultados apresentados foram obtidos a partir de cinco ensaios realizados
com a amostra de B100 do biodiesel obtido a partir do óleo de fritura, analisado na bancada
do HFRR. Houve uma dispersão dos valores apresentados para a mesma amostra, assim como
as características de desgaste cada par tribológico esfera-disco. O coeficiente de atrito e o
desgaste estão relacionados, e o biodiesel (B100) pode não ter sido eficaz na redução do atrito
e desgaste. Fatores como pressão, carga e armazenamento afetam o desgaste das esferas em
ensaios tribológicos, e as diferenças nos resultados estão relacionadas a diferentes condições
experimentais. Portanto, eles foram muito importantes para avaliar o desempenho e a
durabilidade dos materiais.