ESTÁGIO CURRICULAR POR VIAS REMOTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE
Resumo
Este artigo apresenta como tema central o estágio curricular por vias remotas e
propõe como objetivo geral trazer um relato de experiência que possa refletir acerca
do estágio realizado no contexto do ensino remoto. E como objetivos específicos:
destacar o fundamento legal do estágio realizado por vias remotas e demonstrar a
estrutura e funcionamento do estágio no curso de licenciatura em Ciências da
Religião da UERN tanto no contexto do ensino remoto quanto no seu retorno com as
atividades presenciais. Para alcançar os objetivos propostos a metodologia adotada
foi a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência fundamentado nas concepções
de Gaya e Gaya (2018). Num primeiro momento abordamos alguns regulamentos
legais para a instauração de um ensino remoto caracterizando como foram
executadas suas práticas instruindo a formação dos estagiários em atuação nas
escolas. E em seguida partimos para a exposição do relato propriamente dito,
ressaltando as experiências dos estágios I e II, que ocorreram com o auxílio das
tecnologias e meios necessários. Como conclusões da pesquisa destacamos que:
as experiências demonstraram a relevância do estágio remoto por possibilitar a
continuidade do processo formativo dos discentes; o acesso à realidade escolar num
contexto da pandemia que possibilitou aos estagiários testemunhar as dificuldades
enfrentadas pelos professores com adequação de atividades, a falta de uma política
pública de assistência aos professores da rede; e por fim, a constatação de que as
atividades executadas foram práticas válidas no período relatado neste artigo de
acordo com a programação e finalidade do estágio supervisionado e também com o
momento enfrentado.