FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES ACERCA DA PARCERIA SME-NATAL E A UERN
Resumo
O artigo apresenta como tema a formação continuada (FC) em ensino religioso (ER),
focando no atual cenário do contexto potiguar, a partir do programa de FC em ER
realizado pela SME/Natal e a UERN. O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma
pesquisa descritiva documental acerca da FC de professores de ER em Natal/RN no
período de 2021 e 2022 e assim averiguar a contribuição da UERN na FC em função
da parceria SME/Natal e o Departamento da Ciências da Religião. Para referenciar a
FC no ER e sua relevância, foram utilizadas como fontes: Junqueira e Rodrigues
(2013), Rodrigues (2017) e Damasceno (2015). A metodologia da pesquisa se
caracterizou como um estudo descritivo com abordagem qualitativa seguindo o
percurso metodológico baseado em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e
documental. A análise da pesquisa se deu por observação direta da autora perante os
encontros formativos, registros adquiridos ao longo das formações como os
questionários avaliativos preenchidos pelos participantes, quanto informações verbais
e relatos dos docentes que se manifestavam durante os encontros formativos. Com
base nos resultados dos itens avaliados, nota-se que o índice de satisfação do público
girou em mais de 95%, e 99% dos participantes responderam que desenvolveram
novos aprendizados e conhecimentos ao longo do programa. A pesquisa indica que a
FC está cumprindo com o seu objetivo, que é a melhoria da prática docente dos
professores de ER.