A NOCIVIDADE DO ENSINO RELIGIOSO: PROBLEMAS EDUCACIONAIS, LEGAIS, ÉTICOS E MORAIS
Abstract
Neste trabalho foi problematizado sobre a nocividade do Ensino Religioso na educação pública
brasileira, dando ênfase em três pontos específicos: o pedagógico-educacional, o legal e o ético moral. A pesquisa foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica em livros, artigos, teses e
dissertações sobre a temática. Objetivamos, com isso, refletir e criticar o Ensino Religioso e as
Ciências da Religião enquanto propositores educacionais e ético-morais dentro da
contemporaneidade educacional e como superadores dos hábitos prosélitos, teológicos e
ecumênicos. Para tanto, discutimos sobre: a) a transição de uma área com origem e propósitos
religiosos para uma área profissional e com finalidades educacionais; b) os problemas de
âmbitos legais na formação docente em Ensino Religioso; c) e, sobre as pertinências e
postulações que as discussões sobre ética e moral podem proporcionar ao Ensino Religioso. A
caráter de considerações finais, chamamos a atenção para a reestruturação das áreas em debate
levando em consideração as dimensões ética e moral na formação docente com o objetivo de
refletir sobre a reeducação e abertura moral dos/as docentes de Ensino Religioso a partir de uma
ética profissional.