O PORTFÓLIO NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: O PROFESSOR COMO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO
Abstract
Este trabalho demonstra as contribuições e importância do portfólio para os
docentes e graduandos do Curso de Ciências da Religião, como um instrumento que auxilia
no desenvolvimento profissional desses sujeitos. Buscando autores que debatem sobre o
tema portfólio, como Rodrigues e Branco (2012), Zabala (1998), Sá-Chaves (2005), Villas
Boas (2005), Alvarenga e Araújo (2006), este estudo baseia-se na perspectiva qualitativa de
investigação científica. O objetivo deste artigo é descrever os procedimentos usados por
bolsistas e docentes para a construção de um portfólio e analisar a evolução da produção
desse produto com base na experiência do PIBID Ensino Religioso/ Ciências da Religião –
no período de 2015 e 2018 na Escola Municipal Ivonete Maciel (Natal, RN). Como principais
resultados, são descritos a estrutura organizacional e os conteúdos de duas sequências
didáticas escolhidas como dados empíricos. Conclui-se que a produção desse registro
reflexivo contribui para ações inovadoras e práticas educativas que transformam o fazer
docente do profissional das Ciências da Religião.