RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRODUZINDO CONHECIMENTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO RELIGIOSO PELO USO DO PORTFÓLIO
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo relatar minha experiência como bolsista
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Ensino
Religioso/Ciências da Religião na formação e prática docente dos graduandos
em Ciências da Religião da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
(UERN), Campus de Natal. Para tanto, destacamos, na experiência de
docência, o uso do portfólio como recurso pedagógico reflexivo que registra as
sequências didáticas – atividades da sala de aula – o processo de avaliação e
as etapas do ensinoaprendizagem que bolsistas e supervisores elaboram
como produto das ações anuais do PIBID. Os conjuntos de atividades
organizadas no portfólio indicam que as ações são planejadas e que os
bolsistas precisam de um repertório de saberes para a docência. Os
resultados que apresentamos, a partir da elaboração dos portfólios, indicam
que a participação dos bolsistas no PIBID contribui para a valorização dos
educadores e para o aumento da qualidade da formação inicial de professores
em integração com a Educação Básica, como também, contribui para o acervo
de materiais pedagógico para a área do Ensino Religioso em uma Perspectiva
Pluralista, não confessional e embasada pelas Ciências da Religião.