PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DO EIXO TEMÁTICO ETHOS
Resumo
Este trabalho trata das orientações estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Religioso – PCNER, no qual encontramos as orientações para a
ministração do Eixo Temático Ethos. A relevância deste trabalho está no debate que
fazemos entre o que orienta os PCNER e o que ordena a Lei de Diretrizes e Base da
Educação Nacional para o Ensino Religioso. Assim, utilizamos uma metodologia de
abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica, por satisfazer as necessidades de
nosso trabalho, e para encontrar respostas para as nossas indagações. Nosso
objetivo geral parte de uma análise compreensiva das orientações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. Enquanto objetivos específicos,
delimitamos apresentar os conceitos de normas, valores, moral, ética e religião;
analisar criticamente as orientações que se refere ao Eixo Temático Ethos.
Concluímos que há uma abertura nos PCNER permitindo a transgressão da Lei de
Diretrizes e Base da Educação que precisa ser avaliada, para não levar o Ensino
Religioso a um retrocesso, diante das conquistas efetuadas.