Arqueologia da paisagem: a visibilidade e a (in)visibilidade do patrimônio arqueológico no contexto geomorfológico de município de Santana do Mato estado do Rio Grande do Norte, Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-06Autor
Brito, Mário Sélio Ferreira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O município de Santana do Matos – RN nos últimos trinta anos passou a despertar o olhar de
pesquisadores acadêmicos e turistas devido aos sítios arqueológicos que vêm sendo
descobertos na paisagem natural, contendo vestígios culturais, tais como, registros rupestres e
material lítico, além de lugares de enterramentos. Apesar desse patrimônio arqueológico já ter
sido divulgado por vários meios de comunicação em nível municipal, estadual e nacional,
ainda assim, parece existir a percepção de uma invisibilidade desse patrimônio, quando o
assunto é “enxergá-lo” pela própria comunidade local. A partir dessa possibilidade, surgiu o
seguinte questionamento: por que a maioria da população do município desconhece o
patrimônio arqueológico existente, mesmo ele estando evidente em seu entorno e na
geomorfologia natural do município? Quais as causas/fatores dessa invisibilidade? A pesquisa
efetuou uma revisão bibliográfica sobre as descobertas arqueológicas já realizadas, elaboração
de mapas temáticos e de localização, relacionando o patrimônio cultural e a paisagem natural,
análise da relação de espacialidade entre as comunidades locais e do patrimônio arqueológico
do seu entorno, além do levantamento dos meios de comunicação que divulgaram a existência
do patrimônio arqueológico do município. Foram aplicados questionários em quatro
comunidades locais abrangendo moradores, alunos e professores de escolas do Ensino
Fundamental e Médio. Os resultados apontam para a inexistência de políticas educacionais
voltadas para a preservação do patrimônio arqueológico local, como também para o
desconhecimento pela maior parte da população local do valor do patrimônio cultural aqui
existente, além de gestões municipais ineficientes no que compete a sua divulgação e a
valorização.