ARTICULAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: REPERCUSSÕES NO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
Abstract
O presente trabalho aborda a temática da história de vida, formação e atuação docente
considerando a organização do trabalho pedagógico de três professores do ensino religioso de
escolas públicas na cidade do Natal. Nos últimos anos é crescente o número de pesquisas que
se interessam pela trajetória da história de vida pessoal e profissional, articuladas a formação
e a atuação docente nos cursos de licenciatura (NOVOA, 1995, TARDIF et al., 2000;
FREITAS, 2002). Dessa forma, é importante destacar como se articula a história de vida com
a formação e a atuação na prática pedagógica e quais são as possibilidades de superação dos
problemas enfrentados pelos professores. O curso de formação em Ciências da Religião
passou por transformações curriculares e paradigmáticas nos últimos anos com as mudanças
de um ensino confessional para um ensino pluralista amparado pela Lei Federal 9.475/97 que
altera o artigo 33 da LDB de 1996; sendo, portanto, relevante conhecermos também as
repercussões dessas mudanças no contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo quantitativo através da utilização de questionários sendo coletadas e analisadas categorias
oriundas dos relatos docentes. Considera-se ainda que relatos sobre história de vida, formação
e atuação docente articulam o passado e presente, possibilitando reflexões sobre as práticas
pedagógicas atuais dos professores.