ESTUDO DE CASO: A QUALIDADE DO CURSO DE TURISMO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - CAMPUS NATAL, NA PERCEPÇÃO DO DISCENTE.
Abstract
A qualidade tanto de produtos como de um serviço e a sua avaliação fazem parte
integrante das preocupações dos gestores, sendo cada vez mais comum realizarem se pesquisas juntos aos clientes (Discentes), de modo a aferir a sua satisfação. A
proposta desse Trabalho de Conclusão de Curso foi avaliar a Qualidade do Curso de
Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Natal
na percepção do Discente. Esta pesquisa também procurou demonstrar as
dimensões que mais contribuem para gerar a satisfação dos discentes além de
identificar o perfil sócio econômico dos Discentes. Para tanto, foi realizada uma
revisão de literatura que serviu como base para a pesquisa e para a compreensão e
análise dos resultados. A partir daí, foi identificado o modelo Serv-Perf como o mais
adequado para a aferição do nível de satisfação na percepção dos discentes quanto
à qualidade dos serviços prestados, tendo sido o mesmo utilizado como referencial
do modelo proposto neste trabalho. Em seguida, foi elaborado o questionário para a
realização da pesquisa de campo. A amostra da pesquisa foi constituída por alunos
regulamente matriculados no Curso de Turismo da UERN - Campus Avançado de
Natal (CAN). A coleta dos dados foi realizada através da elaboração de questionário
estruturado na Plataforma Google Forms. Os dados coletados foram analisados de
forma qualitativa e quantitativa e conduziram à conclusão de que os discentes não
estão totalmente satisfeitos com os serviços oferecidos por essa Instituição de
Ensino. Dentre os atributos que mais afetam a satisfação dos Discentes, podem ser
destacados: confiança na segurança e nas instalações, atenção individual e
personalizada.