A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO DOS TURISTAS QUE VISITAM NATAL
Abstract
A influência das redes sociais no comportamento dos turistas à luz do enfoque
mercadológico, com o avanço tecnológico, passou de relevante para necessário no
mundo globalizado com a popularização da internet. Tendo em vista a quantidade de
usuários e o fácil acesso às informações digitais, o marketing possui relevância para
atrair turistas, principalmente através da internet. Para isso é importante saber utilizar
as ferramentas adequadas. A pesquisa de marketing consiste numa reunião de dados
com o único propósito de usá-los para tornar mais eficazes as atividades
mercadológicas. Para tanto, esta pesquisa teve seu início ao analisar o perfil dos
turistas que visitaram a cidade do Natal, no período entre julho e agosto de 2017, e
que influências as redes sociais exerceram sobre seus procedimentos, ações e
atitudes. Com o intuito de identificar o perfil da amostra e analisar se há influência das
redes sociais sobre o comportamento dos turistas que visitaram a capital potiguar,
foram realizadas entrevistas estruturadas com 20 perguntas, o que levou a identificar
a predominância de onde eles vêm, o quanto viajam, e a influência das redes sociais
para eles. Ao fim do trabalho foi possível constatar a elevada influência das redes
sociais no comportamento dos turistas que visitaram Natal, assim como o perfil dos
mesmos, onde a predominância foi do sexo feminino; faixa etária entre 31 e 40 anos
de idade.