OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE FLUXOS CURRICULARES USANDO ALGORITMO GENÉTICO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UERN NATAL
Abstract
O acesso à educação superior brasileira teve grande incentivo e aumento de vagas
nas últimas décadas, inclusive nas áreas de computação. Contudo, o número de
ingressantes e de concluintes não tiveram o mesmo crescimento proporcional.
Algumas das causas que podem ser apontadas para essa alta taxa de evasão é o
pouco direcionamento oferecido ao aluno em relação ao seu fluxo curricular,
principalmente nos semestres iniciais, e o desnivelamento de sua situação
acadêmica no decorrer do curso. Tendo isso em vista, o presente trabalho se propõe
a auxiliar a orientação acadêmica do curso na definição dos fluxos curriculares que
proporcionem ao aluno a conclusão de sua graduação no menor tempo possível.
Para tal propósito, foi realizado o estudo e aplicação de um algoritmo genético para
a geração de sugestões de sequências ideais de disciplinas que possam ser
cursadas e servirem de parâmetro para uma distribuição mais eficiente dos horários
de aula nos semestres vindouros, possibilitando aos discentes melhor
aproveitamento das ofertas. Para isso, foi realizado um estudo de caso tendo como
base o curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte - Campus Natal.