QUALIDADE NO ATENDIMENTO: Um Estudo de Caso no Box de Informações Turísticas da Praia do Meio Natal/RN
Abstract
Com a crescente atividade turística e o surgimento de novos perfis turísticos que
impulsionam a economia, é de suma importância oferecer o melhor serviço e
atendimento ao turista. O presente trabalho foi embasado no estudo de caso no Box
de Informações Turísticas da Praia do Meio em Natal RN, o qual buscou mensurar o
nível de satisfação quanto à qualidade no atendimento. Assim, essa monografia teve
como problematização à seguinte questão: Qual o nível de satisfação dos turistas
que utilizam o serviço do Box de Informação Turística da Praia do Meio, em
Natal/RN? A partir disso, foram elaborados os objetivos, os quais buscaram avaliar
através do Modelo SERVPERF (Service Performance) o nível de satisfação do
turista em relação ao atendimento oferecido no Box, numa escala de 1 a 5. O
modelo empregado possui cinco dimensões, que recomenda a opinião de maneira
clara a respeito da impressão da qualidade. Na metodologia foram utilizados os
métodos quantitativo, exploratório e explicativo, com abordagem do problema em
coleta de dados através da aplicação de questionários, que foram executados para
cento e quatorze visitantes no período de novembro a dezembro de 2014. A
pesquisa indicou de maneira especifica o desempenho de cada dimensão do
SERVPERF com ênfase na dimensão empatia a qual teve o maior desempenho, que
respondeu o objetivo especifico número seis, de forma que avaliou especificamente
o grau de satisfação do atendimento na visão dos turistas. Foi verificado também
que a maioria dos visitantes que responderam os questionários foi mulheres, com
idade entre 31 e 40 anos, funcionárias de empresas privadas com renda mensal de
até quatro salários mínimos.