Políticas de avaliação em larga escala e sua recontextualização na Escola Estadual Gilberto Rola - Mossoró/RN
Resumo
Este estudo aborda políticas de avaliação em larga escala e seus possíveis processos de re-
contextualização no contexto da prática. Define como objetivo geral investigar como tais polí-
ticas são recontextualizadas na Escola Estadual Gilberto Rola, Mossoró/RN; e como objetivos
específicos, problematizar processos de avaliação em larga escala como política (de gerencia-
lismo/estado, avaliador/performatividade), abordar o ciclo de políticas como possibilidade de
compreensão dessas políticas, e, por fim, compreender as recontextualizações das políticas de
avaliação em larga escala na Escola Estadual Gilberto Rola, Mossoró/RN. Trata de uma pes-
quisa qualitativa que compreende sujeitos como produtores de políticas, carregados de saberes
e subjetividades. Utiliza como referencial teórico analítico a abordagem do ciclo de políticas
proposta por Ball e Bowe (1992), no qual a política permanece em constante circulação entre
contextos e que estes apresentam demandas e discursos capazes de intervir, negociar e modi-
ficar a política, ressignificando-a. Dialoga, ainda, com discussões apontadas por Lopes (2005;
2006), Mainardes (2006), Lopes e Macedo (2011), Mainardes e Marcondes (2009), que acres-
centam aspectos importantes a uma interpretação possivelmente descentrada das políticas,
bem como com discussões de Afonso (2009; 2013), Bonamino e Sousa (2012) e Bauer, Gatti
e Tavares (2013) na compreensão das políticas de avaliação, sua relação com o estado avalia-
dor e realidade nacional. Metodologicamente falando, utiliza como procedimentos de pesqui-
sa a observação, a análise de documentos, a entrevista exploratória e o grupo focal. O estudo
se divide em quatro capítulos, sendo um capítulo introdutório que aborda o percurso formati-
vo da pesquisadora, bem como o processo de concepção e desenvolvimento da pesquisa; o
segundo capítulo discute em torno do percurso metodológico e acerca do método ciclo de
políticas e o processo de recontextualização das políticas; o terceiro capítulo trata das avalia-
ções em larga escala, em contexto global, nacional e local, sua relação com o estado avalia-
dor, a performatividade e possibilidades de recontextualização; e o quarto capítulo é dedicado
a análise das participações dos sujeitos do grupo focal, discutidas no diálogo entre as catego-
rias: avaliação em larga escala, performatividade e recontextualização. Considera, por fim,
que o contexto da prática (a Escola em pauta) como recontextualizador das políticas de avali-
ação em larga escala e seus sujeitos atuantes, pois ao se perceberem com identidade, e que
esta precisa ser considerada no processo político, ajustam práticas, reinventando estratégias
próprias e defendendo-se da massificação que estas avaliações podem desencadear.